7 razões para cultivar sua própria Horta Orgânica - SHAKTI Revista

News

Post Top Ad

LightBlog

Post Top Ad

LightBlog

7 razões para cultivar sua própria Horta Orgânica

 


Nas últimas décadas houve uma mudança em direção à mecanização e homogeneização da agricultura, que utiliza pesticidas, aditivos, herbicidas, fertilizantes sintéticos e técnicas de produção em massa. Tudo isso está afetando claramente a saúde da humanidade, e novas doenças estão se espalhando rapidamente entre humanos e animais, dentre elas,a gripe aviária e o COVID-19 recentemente.


A Organização Mundial da Saúde tem publicado relatórios que demonstram como o uso de produtos químicos e outros produtos na alimentação, juntamente com os processos de fabricação envolvidos, são na verdade uma ameaça à nossa saúde.


Se você tem espaço para alguns vasos ou até mesmo um pequeno pedaço de terra, é uma sábia decisão cultivar sua própria horta orgânica. Hoje, apresentamos sete razões para que você coloque a mão na massa:


1. Em tempos de pandemia, muitos conceitos puderam ser revistos, conhecer a origem dos alimentos que se consome garante uma maior segurança para toda a sua família.


2. Você não terá aditivos em seus vegetais. Pesquisas feitas por associações de alimentos orgânicos mostraram que os aditivos em nossos alimentos podem causar doenças cardíacas, osteoporose, enxaquecas e hiperatividade.


3. Produção de alimentos sem uso de pesticidas ou fertilizantes sintéticos. Esses produtos químicos são aplicados para obter safras contínuas, independentemente das pragas ou condições climáticas, o que afetam a qualidade dos vegetais, além de geralmente ser tóxico.


4. Seus vegetais não serão geneticamente modificados (OGM). Antibióticos, drogas e hormônios são usados ​​em vegetais para que se possa obter uma maior safra, com produtos maiores. Uma das consequências dessa prática são os vegetais que parecem todos iguais, sem gosto. Além disso, acabamos consumindo os hormônios que vêm sendo usados ​​nas hortaliças, ocasionando riscos potenciais para a saúde.


5. Além disto, como mencionamos anteriormente, o cultivo dos vegetais orgânicos gera alimentos muito mais saborosos, visto que o uso de pesticidas, fertilizantes sintéticos, hormônios e antibióticos faz com que os vegetais cresçam de forma não natural, o que também impacta diretamente no sabor. Com vegetais orgânicos, sua culinária será aprimorada, pois seu sabor ficará acentuado e destacado em seu preparo final.


6. A agricultura orgânica é amiga do ambiente. Sem o uso de pesticidas e de outros produtos igualmente prejudiciais em seus vegetais, você não irá danificar o solo ou o ar com os componentes químicos, sejam eles oriundos do processo da produção, transporte ou mesmo de outras etapas do processo até que o alimento chegue até a sua mesa.


7. Quando você cultiva seus próprios vegetais orgânicos, você está contribuindo para a sua autossustentabilidade e a sustentabilidade do planeta. Pequenas comunidades em que os membros trocam seus produtos já são uma realidade e existem em diversas partes do país e do mundo, contribuindo assim para criar um lugar melhor e mais amigável para todos. Esta prática também é conservada por moradores de cidades do interior dos grandes centros urbanos, como nas cidades do Sul de Minas Gerais.


Comer produtos orgânicos significa que você sabe valorizar o alimento natural que lhe é conferido pela Terra, sem quaisquer produtos que possam causar danos à sua saúde.


Use e abuse do seu poder de gerenciar e contribuir para a saúde das pessoas que você mais ama!


Renata Zimmermann - Bióloga, Jornalista e Terapeuta Holística.

Contato: renata.zimmermann@gmail.com

Artigo Adaptado por Renata Zimmermann | Colaboradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

NOSSAS PUBLICAÇÕES

Veja mais

Post Top Ad

LightBlog