Dicas de como escolher o Pet que mais combina com você - SHAKTI Revista

News

Post Top Ad

LightBlog

Post Top Ad

LightBlog

Dicas de como escolher o Pet que mais combina com você


A maioria das pessoas tem uma ideia do tipo de animal de estimação que deseja; no entanto,  antes de se decidir é importante pensar nos requisitos e cuidados necessários para mantê-lo sempre saudável e feliz.


A manutenção de um animal de estimação pode causar preocupação, por este motivo é importante saber escolher o animal de estimação correto de forma que se adeque melhor à sua rotina e à sua vida.


Vamos lá!


Primeiro, alguns animais de estimação requerem mais cuidados do que outros.
Os cães são animais muito apegados, sensíveis e requerem o contato com os seus donos. Tenho certeza de que muitos de vocês já ouviram falar de cachorros destruindo toda a casa quando foram deixados sozinhos o dia todo.


Os cães podem ficar entediados mesmo quando têm outros brinquedos e companheiros. Eles precisam da interação humana. A maioria dos tutores de cães leva seus cães para passear antes do trabalho e depois do trabalho para que possam praticar exercícios e participar de brincadeiras. 


Os gatos, por outro lado, podem se divertir e, desde que você coloque seus objetos de valor em uma prateleira bem longe do bichano, de forma que eles não alcancem, pode ficar sossegado e manter a casa limpa. Eles vão tirar um cochilo prolongado e ficarão apreciando a vista pela janela enquanto brincam com seus brinquedos. 


Já os peixes geralmente exigem pouca manutenção, exceto quando se precisa limpar o aquário.

Em todos os casos, importante ressaltar que os animais precisam de atenção, reforço positivo, treinamento e amor. 


Embora os cães precisem de muita atenção e exijam mais treinamento, são um dos melhores animais de estimação. Eles podem protegê-lo, alertá-lo e retribuir seus cuidados com amor incondicional. 


Se você não puder ficar em casa, certifique-se de que o cachorro tenha um abrigo adequado contra a chuva e o frio, além de uma área para brincar. Alguns cães podem pular cercas, então é importante que você se planeje para ter um ambiente que permita que ele brinque com segurança, sem escapar.

Quanto menor for o seu espaço, a sua casa, menor deverá ser o seu cão. Cachorros grandes podem ter problemas para se adaptar.


Os gatos, por outro lado, podem ter uma manutenção alta ou baixa, dependendo da raça e da personalidade. Alguns requerem horas de atenção, enquanto outros evitam contato. Alguns gatos não gostam de compartilhar as afeições de seu dono e ficarão chateados, e até irritados, caso outras pessoas ou animais se aproximem. Há ainda os que precisam de um companheiro para viver feliz. Será difícil determinar que tipo de gato você possui quando os adota ainda filhotes, visto que a personalidade ainda está se desenvolvendo.


Antes de adotar qualquer animalzinho, procure sempre ter consciência de que está lidando com uma vida que dependerá de você para ter uma vida saudável e feliz.

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que em nosso país há mais de 20 milhões de cães abandonados e mais de 10 milhões de gatos abandonados. 


Antes de adotar, lembre-se que está assumindo um compromisso por toda a vida do bichinho que lhe vê como parte da família, e até mesmo pode enxergá-lo como o responsável pelo bando, o alfa, o que influi diretamente no comportamento do seu melhor amigo.


Jamais haja por impulso. Antes de adotar, se planeje. A vida de um animalzinho pode durar mais de 12 anos, então verifique com a família se estão de acordo, se há recursos para mantê-lo e quem poderá cuidar dele nas férias ou em feriados prolongados. 


Caso já tenha outros animais na casa, o novo integrante deve ser apresentado de forma gradual, respeitando os limites da convivência e o tempo da adaptação.


Para sua segurança e do seu pet, ele deve estar sempre dentro de casa. Não permita passeios sozinhos, nunca deixe-o solto na rua. Na hora do passeio do cão, conduza seu amigo com uma coleira portando uma plaquinha de identificação. Se for um gato, coloque telas nas janelas e portões e não permita que seu amiguinho saia e se coloque em situação de risco.


Dê prioridade à castração. É a única medida definitiva no controle da procriação que não tem contraindicações.


pet precisa de boa alimentação, de ração de qualidade conforme suas necessidades, além de muita água sempre fresca e limpa. O bem-estar também depende de uma boa nutrição. Caso a água fique sob o sol e aqueça, descarte, pois mesmo a água morna pode causar náuseas e vômito ao seu amiguinho.


Cuide, dê sempre o melhor: Abrigo, Vacinas, Alimento e visitas periódicas ao Médico-Veterinário. Procure dar banho, escovar e estimule a prática de exercícios.


Planeje um momento do dia para se dedicar às brincadeiras em conjunto.


Quando seu animal ficar idoso, é o momento que ele mais precisará de você, fique atento às necessidades que vão surgindo no decorrer dos anos, para que ele tenha uma velhice mais saudável e com o apoio de sua companhia.


Sempre que possível, adote um animalzinho. Assim você e ele tem a oportunidade de se sentirem seguros e amados. Sempre que possível, ajude a conscientizar as pessoas ao seu redor sobre a posse responsável.


Juntos vocês podem viver histórias inesquecíveis...


Renata Zimmermann - Bióloga, Jornalista e Terapeuta Holística. 

Como Bióloga atuou por cinco anos na área de pesquisa com Bem-estar/Comportamento animal e como voluntária no resgate de fauna silvestre e doméstica em situação de maus-tratos.

Contato: renata.zimmermann@gmail.com

Artigo adaptador por: Renata Zimmermann | Colaboradora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

NOSSAS PUBLICAÇÕES

Veja mais

Post Top Ad

LightBlog