A Saúde Bucal do seu Animal de Estimação - SHAKTI Revista

News

Post Top Ad

LightBlog

Post Top Ad

LightBlog

A Saúde Bucal do seu Animal de Estimação

 


Muitos veterinários enfatizam a importância da higiene bucal, pois os problemas dentais e gengivais são condições médicas comuns observadas em animais de estimação. Se não for controlada, uma boca insalubre pode afetar o fígado, os rins, o coração e até o cérebro.


Então, quando você se inclinar para dar um beijo em seu animal de estimação, pergunte-se "Meu animal de estimação precisa de uma pastilha de hortelã?". Estudos mostram que 98% dos animais de estimação com mau hálito sofrem de forte acúmulo de placa bacteriana. 

O mau hálito não significa apenas que a boca do seu animal pode ser um depósito de bactérias prejudiciais, tártaro e placa bacteriana, mas também pode indicar que os intestinos podem estar prejudicados. 

Além disso, a qualidade da comida do seu animal de estimação pode contribuir para o estado do hálito. Alimentos de baixa qualidade podem causar problemas digestivos, promovendo o mau hálito.

 

Posso compartilhar minha pasta de dente com meu animal de estimação? Absolutamente não!

Animais de estimação não são como nós: eles engolem tudo o que você usa para limpar os dentes. A pasta de dente humana simplesmente não é comestível. Nem o forte sabor mentolado é realmente desejável para animais de estimação. A pasta de dente humana pode causar sérios problemas de estômago ao seu animal de estimação.

 

Você sabia…?


Certas raças de cães e gatos são geneticamente predispostas ter problemas nos dentes e gengivas. Por exemplo, o maltês é a raça de cães número um com problemas de dente e gengiva. No mundo dos gatos, os siameses e os abissínios, por mais charmosos que sejam, têm sérios problemas de dente e muitas vezes perdem alguns dentes durante a juventude. Outros fatores incluem vírus, bactérias e alimentos abrasivos insuficientes.


Tudo começa com as gengivas quase vermelhas e alguns dentes cobertos de tártaro. Quando se trata da boca do seu animal de estimação, não tome nada como garantido. Ao examinar seu animal de estimação, abra lentamente sua boca com os dedos e pergunte-se o seguinte:


Seu hálito parece com um mercado de peixe podre?


Algum de seus caninos ou molares estão descoloridos (cinza, marrom ou verde)? (Lembre-se de que os dentes de um animal de estimação podem ficar amarelos devido aos primeiros antibióticos, como a tetraciclina - totalmente normal.)


Suas gengivas estão inchadas e rosadas ou vermelhas como uma lagosta queimada de sol? Observe que as gengivas de cor normal devem ser rosa claro a médio. Para alguns cães e gatos de cor escura, as gengivas podem ser cinza.

 

Você vê alguma ferida na gengiva, principalmente se você tiver um gato? Eles se parecerão com crateras na gengiva ou lábio superior ou inferior.


Seus dentes inferiores estão gastos como a sola de um sapato?


Você vê algum inchaço ou feridas no rosto ao redor dos lábios, sob os olhos ou nariz? Dentes ruins podem resultar em uma manifestação de feridas externas.


Se você tem um cachorrinho ou gatinho, vê algum dente duplo?


Ele está babando como um recém-nascido? Lembre-se de que alguns cães sempre babam, como o São Bernardo. Se seu animal de estimação está com salivação excessiva, não habitual, isso pode indicar algum problema.


Ele perdeu peso recentemente por não comer o suficiente?


Também é importante observar o comportamento do seu animal de estimação no que diz respeito à alimentação. Seu animal de estimação tem se aproximado da tigela de comida com relutância? Ele tem se alimentado mais devagar do que o normal e tem problemas para morder coisas duras? O seu cão ou gato chora durante ou depois de comer? Seu gato tem tendência a pegar comida, cuspir, pegar de novo e finalmente jogá-la nas costas com a língua?


Se você acenou com a cabeça para duas ou mais das perguntas acima, então está claro que seu animal de estimação tem alguns problemas de saúde bucal! 

Assim, recomendamos que você leve o seu animal de estimação ao veterinário o mais breve possível para que ele possa realizar um exame específico.


Foto: Freepik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

NOSSAS PUBLICAÇÕES

Veja mais

Post Top Ad

LightBlog